O fim dos Centros Atacadistas - Surgimento de Market Place

Market Place
Marketplace é um local onde se faz comércio de bens e serviços. A palavra é uma junção dos termos ingleses market, que significa "mercado" e place, que significa "lugar". O mercado pode acontecer em um espaço físico (real) ou em um espaço virtual.

Quem são os maiores Market Places do mundo?

Ebay 1995 - eBay é uma empresa de comércio eletrônico fundada nos Estados Unidos, em Setembro de 1995, por Pierre Omidyar. Atualmente é o maior site do mundo para a venda e compra de bens, é o mais popular shopping da Internet, e possivelmente foi a pioneira neste tipo de trabalho.
O eBay possuía mais de 181 milhões de membros registrados em todo do mundo ao fim de 2005 e tem por finalidade fornecer uma plataforma global de negociações, onde qualquer pessoa pode negociar qualquer coisa. Em 2005, gerou mais de 21 bilhões de dólares em mercadorias transacionadas. Começou sendo uma espécie de leilão online, onde se podia dar leilões para aquisição de bens.


Amazon 1996 - Jeffrey Bezos, dono da Amazon.com, largou uma famosa empresa em Wall Street onde trabalhava quando, aos 30 anos, percebeu a evolução/revolução emergente da internet e imaginou um novo negócio que ainda ninguém tinha pensado.

Em 1994 saiu de Nova Iorque e foi para o Pacífico atrás de capital de risco. Encontrou quatro lugares livres de impostos estaduais, e escolheu Seattle, porque ali estava um dos maiores distribuidores de livros, a empresa Ingram. E tendo vinte itens em mente para ser o produto chave para seu arranque, escolheu os livros em Julho de 1994 e começou ali a Amazon.com.
Em 2000, com seis anos, previa chegar a um bilhão de dólares de vendas, mas já em 1999 fechou o ano com 1,6 bilhões de dólares, 8,4 milhões de clientes, três vezes mais que o ano de anterior (1998).


Alibaba 1999 - Fundada por um Chinês, chamado Jack Ma, aos 35 anos, professor de inglês que não entende sobre programação, rejeitado 10 vezes no vestibular de Harvard, e rejeitado em entrevista de emprego para a lanchonete KFC. O Alibaba oferece a opção de criação de anúncios gratuitos para atacadistas chineses, a a opção de pagamento de publicidade para ganhar destaque dos anúncios dentro da plataforma. O site conta com ampla variedade de produtos, atualmente uma simples busca por bolsa, contém mais de 160 mil resultados para o produto.

Como o Alibaba ganha dinheiro?
Os ganhos do Alibaba, de acordo com a revista "Forbes", não são como os do eBay, em que as pessoas pagam uma taxa para anunciar os produtos que querem vender. Em vez disso, o Alibaba permite que os fornecedores listem os itens de graça, mas cobra por publicidade.

Quanta gente compra nos sites do grupo?
Segundo um levantamento feito em 2013, o Alibaba fechou o ano com 231 milhões de compradores, com uma média de 49 encomendas por cada consumidor, de acordo com um levantamento da rede de TV “NBC”.

O Alibaba vende para brasileiros?
Sim, o Brasil é um dos mais de 240 países que podem comprar ou vender nos principais sites do grupo. De acordo com a empresa, os sites contam com mais de 2 milhões de brasileiros, número registrado até dezembro de 2013.

Quais são os produtos mais vendidos?
O AliExpress em português relaciona os produtos mais vendidos da semana. Nesta, um dos campeões de vendas, com mais de 24 mil pedidos, era uma jaqueta masculina de US$ 12,89 (cerca de R$ 30). Entre os mais populares também estava um par de óculos de sol, com mais de 7 mil pedidos, por US$ 11,83 (cerca de R$ 27). O vestuário representa a maior parcela da venda do site.

Há quanto tempo a empresa existe?
O Alibaba foi criado no apartamento de um professor de inglês chamado Jack Ma, em 1999. Ele contava com uma equipe de 18 pessoas. Já no primeiro ano de trabalho, a empresa diz ter levantado US$ 5 milhões com investidores.

Mercado Livre 1999 - Em março de 1999, Marcos Galperinn, co-fundador e CEO, enquanto terminava seu MBA (Graduação em Administração) na escola de negócios da Universidade Stanford, escreveu o plano de negócios do MercadoLivre e começou a formar uma equipe de profissionais para colocá-lo em execução.As operações do MercadoLivre na Argentina foram iniciadas em agosto de 1999 chegando aos outros países posteriormente. O MercadoLivre recebeu dois aportes de investimentos além do capital inicial.

O sucesso do modelo de negócio "Mercado Livre"O MercadoLivre ou MercadoLibre (em espanhol) é uma empresa argentina de tecnologia que oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da internet. Opera em 19 países e tem cerca de 4 mil funcionários e é o site de e-commerce mais popular da América Latina em número de visitantes.

A empresa mantém operações na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Até 2016, o MercadoLivre contava com 174,2 milhões de usuários na América Latina.

Desde que abriu o capital, em 2007, a operação nunca teve um prejuízo. Agora, sua fórmula de sucesso começa a ser replicada pelos principais varejistas online brasileiros.
O Mercado Livre é uma ave rara, raríssima, no mercado brasileiro de comércio eletrônico. Desde 2007, quando abriu o capital na bolsa eletrônica Nasdaq, a operação online acumulou, trimestre a trimestre, resultados positivos. Jamais em sua história como empresa de capital aberto apresentou prejuízo. Em 2016, sua receita chegou a US$ 844,3 milhões, alta de 28,2%. O lucro de US$ 136,3 milhões representou um aumento de 28,8%.
Por outro lado, os principais varejistas online brasileiros vivem um drama particular há algum tempo. Ano a ano, eles aumentam suas vendas, ampliam a base de consumidores, mas não conseguem tingir de azul seus balanços. São os casos de B2W, Cnova e Netshoes, que, a despeito de terem faturamento muito superior ao do Mercado Livre, são deficitárias (em suas operações o lucro não supera o investimento).

Como Funciona?
A fórmula do sucesso do Mercado Livre é o seu e-marketplace (Lugar de Mercado Virtual), um local em que pessoas físicas ou pequenos e médios negócios anunciam seus produtos online. A cada venda, a operação online que nasceu na Argentina e hoje está espalhada por toda a América Latina, ganha uma comissão. A vantagem é que, ao contrário dos varejistas virtuais, o Mercado Livre não precisa comprar produtos e muitos menos deixá-los armazenados em um centro de distribuição. “A tendência é que os e-marketplaces se tornem cada vez mais relevantes”, diz Stelleo Tolda, vice-presidente executivo para a América Latina do Mercado Livre. “Ele é altamente rentável.”
Não há dúvida que os e-marketplaces geram bastante caixa. Os seus dois principais expoentes globais são a americana Amazon, de Jeff Bezos, e o chinês Alibaba, de Jack Ma. Para se ter uma ideia, de cada US$ 1 em receita em 2016, o Alibaba ganhou US$ 0,51 centavos, antes de descontar despesas financeiras e os impostos. O Mercado Livre obteve US$ 0,25. A B2W, cujo modelo predominante é a venda direta, conseguiu apenas R$ 0,08. No ano passado, a gigante do comércio eletrônico comandada por Bezos faturou US$ 16 bilhões com as vendas de seu e-marketplace, resultado superior ao da divisão de computação em nuvem. Mais: 50% dos itens vendidos pela Amazon no primeiro trimestre de 2017 são de outros lojistas.Isso Implica a dizer que a venda direta gera menor lucro, do que a intermediação.

Financiamento do MercadoLivre
A primeira rodada, realizada em novembro de 1999, obteve US$ 7,6 milhões de investimentos que incluíram J.P. Morgan Partners BHCA L.P., Flatiron Fund entities e Hicks, Muse, Tate & Furst. A segunda rodada aconteceu em maio de 2000 e obteve US$ 46,7 milhões, entre outros, de Goldman Sachs entities (GS Capital Partners III, L.P., GS Capital Partners III Offshore, L.P. and Goldman Sachs & Co. Verwaltungs GmbH), Capital Riesgo Internet SCR S.A. (CRI Banco Santander Central Hispano), GE Capital Equity Investments, Inc., J.P. Morgan Partners BHCA L.P. y Hicks, Muse, Tate & Furst.


Loja Virtual (Site próprio) ou Presença em Market Place? O que é melhor?

Visibilidade
Um ponto crucial para qualquer loja virtual é o investimento em divulgação, sobretudo em marketing de performance. Se não divulgar, dificilmente o cliente vai chegar até ela. Mas o e-commercee não vai conseguir destaque em pouco tempo e irá precisar de um período de maturação até que consolide a marca com seu consumidor. Principalmente lojas novas, ou que estão há menos de seis meses no mercado, a principal diferença vai estar na quantidade de consumidores que poderão ver seus produtos.
Ao optar por esse modelo de venda você recebe os pedidos e precisa encaminhar ao cliente, ou seja, são duas frentes de entrada (loja própria e marketplace).

O Submarino, por exemplo, contabiliza mais de 115 milhões de page views mensais. O site Americanas.com é outro com grande número de acessos, com um volume superior a 260 milhões de page views todos os meses (Comscore/ 2015). Dificilmente um site novo ou que adota um modelo comercial com vendas de produtos de uma categoria – ou nicho – vai conseguir alcançar esses números. É como se a pequena loja de rua fosse parar em um hipermercado renomado, onde os consumidores estão naturalmente dispostos a comprar. Esse fator também pode contribuir para um aumento significativo de pedidos recebidos. sendo assim o Market Place é melhor em visibilidade do que uma loja virtual individual.



Criar um próprio Market Place:

-Integração com Correios
-Integração com Paypal, recebimento de pagamentos, divisão dos pedidos e comissão automática para o market place, e repasses, sem o dinheiro passar pelas mãos do dono do "market place".
-Vender Publicidade no site, melhor posição nas buscas do Market Place
-Vender Online produtos de terceiros diretamente
-Ganhar comissão sobre vendas de outros vendedores-Painel de Controle para você e cada lojista.
-Você controla de forma simples e dinâmica e cada lojista terá um admin para cadastrar produtos, consultar as vendas e configurar sua loja.
-Cada loja dentro do seu shopping virtual terá um perfil único que poderá ser divulgado individualmente, ou dentro dele.



VANTAGENS
Para o MARKETPLACE

Modelo de negócio rentável de baixo risco
Sistema nas nuvens, sem preocupação com infraestrutura
Recebe as comissões das vendas de forma automática
Relatórios e controle das lojas e vendas
Acesso mobile nativo (tablet, smartphone e computador)
Receita recorrente e escalável
99,6% SLA - Disponibilidade ( 99% do tempo está funcionando, plataforma estável, diferente de um comércio que abre apenas 8hr por dia)
Atualizações e novas funcionalidades periódicas.

Para o LOJISTA

Atrair clientes que buscam uma categoria em comum
O rateio do tráfego tem custo mais baixo
Os clientes encontram mais sortimento num só lugar
A plataforma de e-commerce é subsidiada
A interconexão de tráfego entre lojas gera mais vendas
Melhor experiência de compra para os clientes
Mais confiança dos visitantes = taxas de conversão maiores


Como Executar a Criação, sem ter conhecimento técnico?

Algumas plataformas de marketplace disponíveis no mercado:

No tópico anterior, focamos em dicas para escolher a plataforma de marketplace ideal. Agora, apresentaremos um guia com algumas disponíveis no mercado, para facilitar seu processo de pesquisa.

Flexy:

Flexy é uma plataforma de marketplace que foca na flexibilidade dos usuários. A solução da Flexy permite que cada seller administre os seus produtos, pedidos e promoções, enquanto o gestor do marketplace consegue mensurar todos os dados de todas as lojas, em um único painel administrativo.
Com a plataforma da Flexy, os compradores conseguem fazer múltiplas compras em um único carrinho, que após a compra é dividido em pedidos de cada um dos sellers, graças ao split de pagamento que foi citado no começo desse post.

Wave Lojas Virtuais:

Wave Lojas Virtuais é uma empresa que fornece tanto plataformas para marketplace quanto para e-commerces. As principais características da plataforma de marketplace da Wave são:
  • Acesso restrito por seller para o cadastro de produtos e controle de pedidos
  • Fornecimento de um sistema de comissões personalizado por seller
  • Meio de pagamento direto ou indireto
  • Painel administrativo exclusivo para o gestor do marketplace

Toro Marketplace:

Toro Marketplace também é uma plataforma que desenvolve marketplaces em Magento. Essa plataforma fornece um espaço virtual com sellers ilimitados, sistema de comissionamento e um painel administrativo para facilitar o gerenciamento do marketplace.
Essa plataforma de marketplace também possui a ferramenta de split de pagamento automático integrada. Então os sellers e o dono do marketplace recebem suas quantias de maneira automática.
Além disso, a Toro Marketplace conta com algumas funcionalidades, como a área restrita para o cadastro de produtos e controle de pedidos por parte do seller, e o checkout transparente, que impede o redirecionamento do comprador no momento da finalização da compra, aumentando as conversões.

N2N Virtual:

A plataforma de marketplace N2N Virtual foca no fácil gerenciamento do marketplace, com baixo investimento e suporte tecnológico. Essa solução conta com várias funcionalidades, como: split payment, gestão autônoma do seller, geolocalização, controle de cobrança, agendamento de entrega, personalização de design e muito mais.
Essa plataforma de shopping virtual trabalha com 3 módulos de marketplace: para produtos ou serviços com um preço fixo (módulo Vitrine); para negociação de serviços por meio de propostas (módulo Negociação); ou para negociação de instalação ou montagens de produtos adquiridos em algum e-commerce (módulo Negociação integrado com e-commerce).









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